segunda-feira, 25 de março de 2013

A BRIGA PELA TITULARIDADE - ANÁLISE 3/4

VOLANTES

                                                                                                                                                              (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)
Aqui o negócio já começa a se complicar. Vou começar falando do Wendell, o time perde muito quando ele vai pra lateral esquerda, esse cara pode render muito jogando com segundo volante, tem uma saída de bola muito boa, pode imprimir uma boa velocidade por nessa saída e distribui muito bem os passes. Vale lembrar que também é um bom marcador. Pra mim é o melhor volante do time, titular na certa. Fillipe Soutto vinha com boas atuações, naquele jogo contra o urubu, quando ele perdeu a titularidade, ficou muito injustiçado, merecia outra chance. Abuda não é um volante top, mas consegue fazer seu trabalho direitinho, marcação e passes bons, consegue proteger a zaga. Felipe Bastos é forte quando ataca, principalmente nas faltas. O problema é que durante todo o jogo, em sua posição - segundo volante - ele peca muito na saída de bola, é o jogador que mais erra passes em todo o elenco, e não é de agora. Se vocês lembrarem bem da Libertadores, ele errava muitos passes, a paciência era pouca. De todos, Sandro Silva foi o último a estrear. Já jogou duas partidas, mas parece que só sabe bater e errar passes. No final do jogo contra o Nova Iguaçu ele fez umas 3 ou 4 faltas seguidas. Assim não dá! Pra mim é o que mais precisar melhorar.

Jogando como volantes, eu vejo o Fillipe Soutto, Abuda e Wendell com mais chances.

MEIAS

Nós temos bons jogadores para o meio, mas eles não são suficientes. Pedro Ken chegou este ano, jogou muito bem as primeiras partidas, mas sofreu uma drástica queda no rendimento. Eu acho que ele tem características que lembram o Juninho ou o Ramon, mas com uma qualidade bem abaixo desses. Ela pode jogar naquela função mais recuada do meia, fazendo a ligação com o ataque, distribuindo o jogo. Não sei se poderá ser titular pelo resto do ano, essa posição em que ele joga, da forma como joga, é estratégica, por isso, acho que precisamos de alguém mais acima da média. Ainda nesses termos, temos o Jhon Cley, ele foi muito bem nos juniores, mas no time principal não mostrou muita coisa, dos que subiram, foi o que teve mais chances, começou como titular em alguns jogos, mas não agradou muito. Vai ter que trabalhar bastante! Guilherme e Marlone já têm características mais agressivas, vão pra cima, definem jogadas, são jogadores que têm um último passe. Eu destaco o Marlone, sempre entra com vontade nos jogos, se tiver oportunidades, irá aproveitar bem.  Dakson também tem esse estilo de jogo, é bom jogador, acho que o último esquema usado por Gaúcho não o deixava muito à vontade. Ele é destro, mas suas melhores jogadas partiam pelo lado esquerdo. Autuori tem um olho bom, com certeza vai notar as qualidades dele.


                                                                                                                                                                  (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Carlos Alberto e Bernardo são meias-atacantes, funcionam bem tanto pra construir, quanto pra finalizar as jogadas. São os melhores jogadores do meio pra frente do time. O problema deles é a cabeça, são muito esquentados, se estressam muito facilmente e se entram com má vontade, adeus jogo! Até bateram boca na final. O Bernardo é típico jogador de segundo tempo, entra e bota fogo no jogo, chuta bem de longe e finaliza muito bem de perto, tem bons passes e dribla muito. Se colocado desde o primeiro tempo ele não rende muito. Eu deixaria ele como reserva e daria chances pro Dakson, Pedro Ken ou Marlone. Carlos Alberto é experiente e joga muito bem. Começou o Carioca com tudo, mas caiu de produção. Autuori já conhece ele e acho que saberá trabalhar direitinho a cabeça desse jogador.

Aqui eu vejo o Pedro Ken - fazendo uma função mais recuada -, Dakson, Bernardo e Carlos Alberto com mais chances de titularidade.


SIGA AS POSTAGENS DA ANÁLISE, POSIÇÃO POR POSIÇÃO


5 comentários:

  1. Volantes:
    concordo com tudo que você falou, mas o Wendel era a melhor opção para a lateral esquerda. Teria que contratar um primeiro volante semelhante a Nilton e Romulo, mas por enquanto Abuda vem se saindo melhor. F. Soutto é o substituto do Wendel. Ainda tem o Bastos jogando pela direita. Subiria um segundo volante da base.
    Meia:
    o que mais me agradou vou o Dakson. Teria que contratar um meia com muita qualidade. C. Alberto, Bernardo e Ken seriam reservas. Dos juniores aproveitaria o Marlone e o Guilherme. Bernardo e Marlone jogariam mais como um segundo atacante. Carlos Alberto foi melhor na função de referência na área. Dakson, Ken e Bastos disputariam uma vaga entre eles, nessa mesma ordem de importância.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que Wendell é a melhor opção pra esquerda, mas acho que ele é ainda melhor jogando na sua posição de origem. Se o Yotún ou o Juninho (se vier) derem conta do recado, ele volta pro meio. Na verdade é preciso contratar, no início da temporada o Vasco quase trouxe o Cícero, ele joga muito, encaixaria muito bem nesse time.
    O Dakson é um bom jogador, mas acredito que se o Bernardo e o Carlos Alberto jogarem o que sabem, com vontade e respeito com a torcida, vão sair muito na frente dele. Como eu disse antes, prefiro o Dakson na esquerda e alguém pra acompanhar na direita, acho que Carlos Alberto seria a melhor opção.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. É, mas parece que a pedida dele foi muito alta...
    Sim, mas a questão é se eles vão conseguir fazer isso. Por isso, escalaria o Dakson nesse momento, entende ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é! O Cícero deve ter pedido um bocado. Além disso, deve ter levado em consideração jogar num time mais estruturado. O Vasco de hoje tá uma bagunça só, isso repele muitos jogadores.
      Eu também escalaria o Dakson, colocaria na direita, gostei dele daquele lado. Os outros precisam pensar sentados, no banco de reservas, sobre se esforçarem mais e se dedicarem ao nosso clube.

      Excluir
  4. É osso ! Eu ainda tive a esperança de que o Vasco seria outra com a 'Era Dinamite', mas...
    vish, exatamente ! Isso é Vasco, eles têm que entender !

    ResponderExcluir